Mostras de decoração que acontecem anualmente pelo Brasil levam à sério o apelido de vitrines. Elas reúnem profissionais renomados, apresentam novidades e tendências e inspiram novas possibilidades para decorar a casa. A 10ª edição da Casa Nova, em Florianópolis (SC), incluiu, entre os ambientes da Mostra, apartamentos decorados de lançamentos na região da capital catarinense.
A construtora WOA está presente na Mostra Casa Nova 2011 com o apartamento decorado de 3 suítes e 289 m² do condomínio Jazz Club, um dos quatro que compõem o empreendimento Simphonia.
A área de estar foi toda revestida com painel de madeira Feijó para conferir aconchego ao ambiente social. A marcenaria minimalista contrasta com a decoração maximalista: livros recheiam a estante e se espalham pela sala; retratos de família, objetos de arte e lembranças de viagem completam os nichos. “Queríamos dar a impressão de que alguém morava lá”, explica o arquiteto Marcelo Salum, que assina o espaço com a sócia Flávia Guglielmi. As linhas retas se estendem ao mobiliário, que inclui uma namoradeira inspirada nas poltronas Berger.
A varanda segue a opção adotada pelos arquitetos Marcelo Salum e Flávia Guglielmi dos painéis de madeira – ou que parecem madeira. Um revestimento de alumínio no tom castanho e que imita o material natural foi usado nesse projeto e será adotado pela construtora WOA nas varandas do Jazz Club. Cadeiras e sofá de palhinha criam, na companhia das banquetas, um ambiente confortável e descontraído, integrado ao estar.
A cozinha se integra à sala por meio do carrinho de vidro preto, que faz o papel de balcão, abrigando livros de receita e o aparelho prata de chá. Versátil, ele também pode ser usado como apoio na hora de servir o jantar. Os nichos dos eletrodomésticos receberam o mesmo acabamento em madeira usado na sala, ajudando na integração dos ambientes. Destaque para o lustre com design italiano Gino Sarfatti, da Flos, sobre a mesa de jantar de vidro e aço, de oito lugares. Os profissionais do escritório de arquitetura Guglielmi & Salum também assinam esse espaço.
O escritório Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura projetou toda a área íntima do apartamento. A Suíte da Menina, com quase 13 m², ganha vida com os detalhes vermelhos em contraste com a base neutra da decoração. Um painel de corian com estampa vazada floral faz o papel de cabeceira. Em conjunto com a estante de MDF e nichos de tamanhos diversos, dá um toque contemporâneo ao quarto, e mantém o clima romântico. A cadeira de acrílico faz par com a penteadeira com ar antigo.
No banheiro que compõe a Suíte da Menina, o corian na cor “hot” está presente também na bancada da pia e na área de banho. Cerâmica com estampa xadrez e floral reveste as paredes e mantém o clima romântico da suíte. Projeto do escritório Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura.
A Suíte do Casal, de 20,4 m², foi pensada para um casal com mais de 45 anos. Por isso, os profissionais que assinam o espaço, do escritório Pinheiro e Serrano Fonseca, apostaram em tons neutros e no mix do clássico e do contemporâneo. Os móveis em estilo colonial convivem em harmonia com a cabeceira de corian, em linhas retas. Para sair do convencional e conferir um ar romântico, o abajur de um dos criados-mudos foi substituído pela arandela suspensa, e a própria cabeceira participa da iluminação.
O toque de aconchego da madeira se estende ao banheiro do casal com revestimentos cerâmicos que imitam o material, da Eliane. Cada peça tem uma estampa diferente, o que deixa o efeito mais natural. No box, as placas cerâmicas também imitam um revestimento natural, o mármore. A cuba, esculpida na própria bancada de corian, recebeu, no lugar do ralo comum, um sumidouro d’água com contorno floral. Duas arandelas de cristal dão charme à iluminação. Mario Pinheiro, do escritório PSF Arquitetura, assina o espaço.
Uma combinação dos tons cinza, berinjela e madeira compõem o Home Office. Mais que um espaço de trabalho, é um ambiente para a família, decorado com fotos e lembranças de viagens. Um painel de MDF coberto com chapa metálica cria uma galeria pessoal de fotos. No piso, a opção foi o carpete em placas de 50 cm x 50 cm, que podem ser trocadas individualmente em caso de danos ou manchas. O escritório PSF Arquitetura assina o espaço.
O banheiro do Home Office cumpre o papel de lavabo. Por isso, a decoração minimalista e pouco convencional funciona bem nesse espaço, de uso esporádico. No lugar da bancada, foi usada apenas a cuba com coluna. Detalhe para a torneira que vem do teto. Para liberar o fluxo d’água, basta girar a ponta. O design quadrado da cuba aparece também no vaso sanitário, que mantém as formas arredondadas na parte interna, para não perder em conforto. Os arquitetos do escritório PSF Arquitetura também assinam o espaço.
(CasaAbril, 08/11/2011)
GOSTARIA DE SER ABASTADA DE DINHEIRO PARA TER!
BJ