De 2009 para 2010, os negócios de arquitetura e decoração cresceram 31% em Florianópolis. A tendência deste nicho é ficar cada vez mais voltado para as novidades do Estado, que vem inovando e atendendo ao público alvo. Os arquitetos têm um papel fundamental no mercado atual de construtoras, pois conseguem montar um apartamento pequeno e com qualidade de vida. A Mostra Casa Nova 2011 – Florianópolis (SC), em sua 10ª edição, apresenta réplicas fiéis de lançamentos da Grande Florianópolis.
A construtora ACCR expôs na Casa Nova 2011 o apartamento modelo de três suítes do lançamento Água Viva Residence, localizado na praia se Cachoeira do Bom Jesus. Confira aqui o resultado do apartamento decorado projetado pelos profissionais contratados pela construtora para participar da Mostra.
As dimensões generosas são uma vantagem do Estar de 36,6 m². Para aproveitar o espaço e ampliá-lo ainda mais, o arquiteto Luís Felipe Nozar escolheu poucas peças de decoração e investiu num estilo leve e aconchegante, em que tons terrosos aparecem como detalhe na decoração mais clara. A poltrona de fibra natural complementa o espaçoso sofá de linho, de quatro lugares, e combina com o abajur com base de tronco de madeira. A TV foi instalada num painel de MDF revestido de laca branca alto brilho. Livros e porta retratos ficam organizados e em destaque nos nichos iluminados de acrílico leitoso. A lareira à gás, revestida de espelho bronze, se integra ao rack. Para controlar a entrada de luz, Nozar escolheu a persiana romana, da Reflexa. Por contar com face externa metalizada, a opção proporciona maior conforto térmico.
Para criar uma Cozinha Gourmet com ares praianos, o arquiteto Luís Felipe Nozar investiu no mobiliário branco e nos detalhes turquesa em portas e gavetas, de vidro. A disposição dos elementos da cozinha fugiu do convencional: a pia aparece em primeiro plano, instalada na bancada, enquanto o cooktop ficou junto à parede. Sempre vemos o fogão em destaque, integrando-se ao ambiente, porém esquecemos que depois de uma refeição ficam as louças para lavar. Nessa proposta, a ideia é que o conceito de integração e convívio estenda-se até após as refeições. Para deixar o ambiente mais aconchegante, uma parede recebeu pintura com microesferas que dão efeito e toque de camurça, das Tintas Renner. O tom chocolate combina com as cadeiras curvadas de madeira em torno da mesa de jantar.
Para o Escritório, a engenheira civil e designer de interiores Ana Bork projetou um home office aconchegante e prático, com poucos móveis. As linhas retas e cores sóbrias da estação de trabalho e da lareira elétrica convivem bem com a poltrona em estilo clássico e detalhes dourados.
O Quarto do Filho, também assinado pela engenheira civil e designer de interiores Ana Bork, é um ambiente jovem e prático, que dispõe de poucos móveis e objetos de decoração. A sobriedade das cores usadas no mobiliário e na parede em destaque é quebrada pela irreverência do jogo de cama, da almofada e do tapete, que caem no gosto adolescente.
Cores claras e iluminação forte dão a sensação de amplitude na Suíte da Menina, de 13 m². A arquiteta Adrielle Guimarães apostou no mix de móveis antigos e modernos, para atender desde a pré-adolescente até a mulher solteira. Mesas antigas e de vidro são usadas como criado-mudo e os lustres de cristal economizam espaço sobre elas. A penteadeira em estilo barroco faz par com a cadeira transparente Elisabeth, da Tok Stok. O painel capitonado de camurça branca faz o papel de cabeceira da cama Box. A lateral encostada, além de brincar com o formato da cama, libera mais espaço para a bicama na hora de receber as amigas. Nas paredes, a arquiteta optou por fazer, com tinta, listras em diferentes tons de branco.
Na Suíte do Casal Contemporâneo, de 15 m², o arquiteto Sidnei Machado optou pelo mobiliário sob medida e em tons de marrom, que conferem aconchego. “O desafio era dispor a quantidade necessária de móvel que atenda a necessidade de duas pessoas em áreas cada vez mais reduzidas, deixando o espaço agradável e funcional”, explica Machado. As portas de correr do guarda-roupa funcionam também como painel decorativo, inspirado no muxarabi (ou “treliça de madeira”). Ao lado da cama, revestida de camurça suede, foram instaladas nas paredes luminárias articuladas, dispensado os clássicos abajures. A iluminação foi distribuída em pontos de luz com lâmpadas de LED no teto rebaixado de gesso.
(CasaAbril, 08/11/2011)