Inspire-se na decoração em preto e branco

Preto e branco formam uma combinação chique e eterna. Outra característica essencial, talvez até a mais importante, é que nunca sai de moda. Contudo, antes de adotar essa linguagem, analise o espaço a decorar e decida qual o estilo do ambiente que você quer conferir a essa divisão: contemporâneo e minimalista com linhas precisas de branco puro e negro total? Ou, casual e chique com uma mistura descontraída de peças e padrões? Ou ainda, clássico e elegante com detalhes e padrões muito requintados? Aprenda fazer uma decoração preta e branca irresistível.

A mescla desses dois tons quebra a monotonia. Para evitar uma decoração entediante, aposte em detalhes e formas originais, como por exemplo, mobília com um design futurista, azulejos visualmente apelativos ou papel de parede com textura pode ser o suficiente para injetar um pouco desta dupla de cores.

Pintar múltiplas riscas pretas numa parede (ou paredes) pode ser um apontamento simultaneamente discreto e contemporâneo. Se não tiver medo de arriscar, pinte uma parede toda preta. O efeito final é verdadeiramente fantástico.

Num esquema exclusivamente preto e branco procure o contraste e a harmonia através do uso de materiais condizentes como o vidro, aço, prata e outros metais brilhantes. Agrupe peças decorativas e pequenos objetos, misturando o preto e o branco, brincando com tamanhos, formatos e texturas.

Se quiser criar um impacto ainda mais forte neste tipo de decoração, adicione algumas peças decorativas numa terceira cor mais viva, caso do amarelo, verde, azul-turquesa ou rosa choque. Se preferir tonalidades mais suaves, incorpore o lilás, o azul ou rosa bebê.

Se, em geral, procura a simplicidade e optou por uma decoração que tem na sua base o branco, mas quer adicionar algum preto, porque não escolher uma única peça chave para fazer as honras dos detalhes mais escuros? Não precisa mais do que um tapete de inspiração gráfica, algumas almofadas estampadas, ou com um motivo engraçado, um lustre todo preto ou um sofá em pele preta, por exemplo.

(eudecoro, 19/10/2011)

Deixe uma mensagem