Confira as receitas de torta fria e os vinhos que combinam. Os convidados vão adorar!

A torta fria em camadas é bonita, gostosa e fácil de fazer e foi comum principalmente nos anos 80, no Sul do Brasil. Em outras regiões, é chamada de sanduichão. Feita com pão de forma sem casca e coberta com maionese, a receita pode ter qualquer altura e comprimento. Como é fatiada, fica linda com recheios variados coloridos e frescos. Podem ser legumes ralados, grelhados, patês e afins. A receita permite milhões de variações e combina com aniversário de criança, lanche da tarde, reuniãozinha com amigos.
Os únicos cuidados na receita são fazer recheios úmidos mas não encharcados, para o pão não desmanchar, e espalhá-los de maneira uniforme. Ela tem de ficar retinha, sem desníveis. Quem quiser brincar de antigamente pode ainda fazer risquinhos de garfo por cima da torta e caprichar na flor de tomate. Os convidados vão adorar!

Torta fria de frango

Ingredientes
01 pacote de pão de forma sem casca
500 g vidro de maionese
03 cenouras raladas
200 g de peito de frango (defumado) desfiado
200 g de requeijão ou cream cheese
100 g de uva passa preta
100 g de amêndoas em lâminas
01 maço de rúcula
Modo de Preparo
Em uma tigela misture o frango, o requeijão e a uva passa. Sobre uma fatia de pão de forma coloque uma camada da pasta. Por cima dessa, diponha outra fatia de pão de forma e, sobre a camada de pão, coloque a cenoura ralada fininha. Repita essa ordem até obter 04 camadas de pão. A camada superior deve ser de pão. Sobre essa ultima camada de pão, espalhe maionese pura, com a ajuda de uma espátula. Distribua a maionese até cobrir a torta em cima e nas laterais, enfeite com as folhas de rúcula e as lâminas de amêndoas.

Vinhos que combinam

Glen Carlou Pinot Noir, 2008 – País: África do Sul – Tipo: Tinto

 

 

 

 

 

 

Jp Azeitão Branco, 2008 – País: Portugal – Tipo: Branco

 

 

 

 

 

 

Torta fria de atum

Ingredientes
01 pacote de pão de forma sem casca
500 g de maionese com limão
01 maço de cebolinha e salsinha
200 g de atum
100 g de tomatinho cereja
01 pacote de batata palha
Modo de Preparo
Em uma tigela misture a cebolinha picada e cerca de um terço da maionese. Reserve. Em outra tigela misture o atum e um segundo terço de maionese. Para montar: sobre uma fatia de pão de forma coloque uma camada da pasta de atum e, sobre a pasta de atum, coloque outra fatia de pão de forma. Sobre esta última, espalhe a pasta de cebolinha. Repita o processo até obter quatro camadas de fatias de pão, terminado com uma fatia de pão. Recubra esta última camada de pão com o restante de maionese, espalhando com a ajuda de uma espátula. Distribua até cobrir a torta em cima e nas laterais. Enfeite com os tomatinhos cortados em metades e a batata palha.

Vinhos que combinam

Alamos Malbec, 2009 – País: Argentina – Tipo: Tinto

 

 

 

 

 

 

Leyda Classic Reserve Pinot Noir, 2008 – País: Chile – Tipo: Tinto

 

 

 

 

 

 

(Ig, 26/03/2012)

Deixe uma mensagem