Apartamento pequeno e prático

Remover as paredes foi a solução para unir os cômodos do apartamento subdividido, e transformá-los num ambiente amplo. Como não havia pilares em pontos indesejáveis, as poucas vigas encontradas foram escondidas pelo forro de gesso. A nova distribuição incluiu a incorporação da área da varanda, que ganhou o mesmo revestimento do interior, vidro sobre o guarda-corpo e armários nas duas laterais de alvenaria. Blecaute e persianas impedem que os raios de sol atrapalhem o sono.

A mudança foi focada em acabamentos de visual sóbrio e soluções práticas. A transformação definitiva veio pela derrubada de quase todas as paredes internas para integrar a planta compartimentada e por meio de um truque para esconder os equipamentos de cozinha e lavanderia.

Destaque da empreitada, a nova porta de correr, que atravessa quase toda a lateral do imóvel, totalizando 5 m, esconde até o motor do ar-condicionado, garantia de silêncio e clima fresco. Três portas de correr (2,35 x 1,74 m) escondem o armário, a lavanderia e a cozinha. Apenas a geladeira fica descoberta para facilitar o acesso. Feitas com vidro preto, elas pendem de trilhos fixados no alto e fecham o vão de até 85 cm no trecho mais profundo, onde ficam os eletrodomésticos. Bancada de granito preto São Gabriel e pastilhas mescladas de vidro, porcelana ou perolizadas (Duoglass).

Com tantas divisórias demolidas, sala, cozinha e quarto viraram um só ambiente revestido de porcelanato Made Sand natural (1,20 x 1,20 m, Portobello). A cama fica sobre um deck de madeira de demolição – baixa, não obstrui a visão.

Ao fundo da sala de jantar, espelhos parecem ampliar o espaço disponível e refletem o painel com TV instalado diante da varanda. Embutidas na alvenaria, arandelas demarcam a parede do banheiro. Único ambiente fechado, o banheiro recebeu novos acabamentos e cuba de mármore branco piguês.

Área: 45 m². Projeto e administração da obra: Maximira Durigan.

(Casaabril, 10/03/2012)

Deixe uma mensagem